Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo são compressões causadas pela inflamação dos tendões dos músculos flexores dos dedos dentro do retináculo (túnel do carpo) que acabam “esmagando” o nervo mediano que passa entre eles. Túnel do carpo é chamado de retináculo dos flexores, por onde atravessam os tendões dos flexores superficiais e profundos dos dedos, além do nervo mediano.

O nervo mediano é responsável pela inervação sensitiva e motora das mãos. Apesar de alguns casos mais graves serem cirúrgicos, ainda existe muita confusão no diagnóstico desta síndrome, pois pode ser confundida com vários outras patologias/disfunções.

As compressões do nervo radial e ulnar (que não passam dentro do túnel do carpo) também podem causar os mesmos sintomas do mediano, mas em territórios diferentes.

O próprio nervo mediano, quando possui algum sintoma, é preciso avaliar outros pontos de compressão antes da conclusão da síndrome do túnel do carpo. É preciso avaliar as possíveis compressões na coluna cervical, músculo escaleno, peitoral menor, pronador redondo e flexores dos dedos (pontos de compressão antes do túnel do carpo)

Sintomas: A síndrome do túnel do carpo é caracterizada por dores na palma da mão e dos dedos, associada às alterações sensitivas como: dormência, sensação de inchaço, os formigamentos, aumento ou diminuição da sensibilidade, perda de força…

É importante saber tratar toda a compressão do nervo mediano e não somente no túnel do carpo. A dor distal muitas vezes é uma somatória de compressões.

EM MUITOS CASOS A ELETRONEUROMIOGRAFIA NÃO É O SUFICIENTE PARA DIAGNOSTICAR. NESTE CASO O DIAGNÓSTICO CLÍNICO É FUNDAMENTAL. MESMO ASSIM UMA AVALIAÇÃO COM O NEUROLOGISTA É INDICADO.